Agilidade: Como desenvolver essa capacidade física?
Muitas equipes de futebol americano precisam desenvolver os seus atletas fisicamente. Neste atributo, trabalhamos força, explosão, velocidade, dentre outros quesitos. Um dos mais necessários para o futebol americano é possivelmente a agilidade. Mas primeiramente vamos a sua definição.
Agilidade é a capacidade em mudar de direção rapidamente em reposta a um estímulo.
Essa e a definição literal da palavra agilidade. Mas como esse atributo é utilizado em um cenário real? Vamos analisar a imagem abaixo e usar um pouco da imaginação para criar o contexto.

Atleta de Ohio State correndo com a bola.
Nesta imagem vemos o jogador do Ohio State (Branco) fazendo o famoso “juke move” (ou corte) sobre o jogador da Virginia Tech (Roxo). O juke move é um exemplo simples do que significa agilidade no futebol americano. Mas para entender o que realmente o que é agilidade, precisamos imaginar a sucessão de eventos ocorridos segundos antes dessa imagem. Como defensor, o jogador de Virginia Tech (Roxo) está procurando atacar o ponto futuro do jogador de Ohio State (Branco) para tacklea-lo. É exatamente neste momento que a agilidade do jogador de Ohio State é acionada. Para isso, levemos em consideração:
- O jogador de Ohio State esta tentando conquistar o máximo de jardas possível, enquanto o jogador de Virginia Tech esta tentando impedi-lo.
- O jogador de Ohio State percebe o jogador de Virginia indo ao seu ponto futuro. Neste momento, ele realiza uma mudança de direção.
Em uma linguagem mais técnica, o jogador de Ohio recebe um estímulo (o jogador de Virginia começando o movimento do tackle) e precisa reagir o mais rápido possível para combatê-lo. Qual a resposta do jogador de Ohio a esse estímulo? Ele muda de direção. Portanto, é essa capacidade de mudar de direção em resposta a um estímulo é o que faz da agilidade um pré-requisito para várias posições no futebol americano.
Agilidade: Como treinar?
Agora que já sabemos o conceito, vem a pergunta: Como eu treino agilidade? Se você pensou em usar uma escada de agilidade, se enganou! Mas por qual motivo? A resposta é bem simples. Quando você treina na escada de agilidade, você não está reagindo a nenhum estímulo externo.
O princípio básico dos “agillity drills” está em criar um estímulo externo. Além de forçar o estímulo de reação do seu atleta melhor maneira possível. Abaixo está uma sugestão de um drill de agilidade que toda equipe pode usar sem precisar equipamento algum. A sua dificuldade pode ser facilmente modificada. Este é um dos exercícios que podem ser adicionados ao seu Schedule de Futebol Americano. (Notem o quanto eu manjo dos paranauê do Paint).

Proposta de exercício de agilidade.
-
Distância
- O começo até o estímulo deve ser entre 10 e 15 jardas.
- O estímulo até o final do exercício deve ser entre 5 e 10 jardas.
-
Estímulo
- Existem varias possibilidades. 1) Pode ser um estímulo auditivo (coach falando esquerda ou direita). 2) Um estímulo visual (coach apontando para esquerda ou direita). 3) Ou um estímulo múltiplo (coach apontando para a esquerda e falando direita).
- Você pode também aumentar a dificuldade. Falar esquerda enquanto a resposta do atleta deve ser cortar para a direita.
-
Intensidade
- Sempre 100%. A reação ao estímulo deve ser a mais rápida possível. Repetição leva a perfeição. Os melhores atletas conseguem reagir ao estimulo em modo automático, sem precisar pensar.
Este é apenas um dos possíveis treinos de agilidade existentes. Vocês podem trabalhar vários outros disponíveis. A principal mensagem que eu gostaria deixar à todos que estão lendo esse post é que o estímulo e o coração dos drills de agilidade. O mandamento elementar, o fulcro. Portanto, não se esqueçam. Treinem agilidade com estímulos. Se você que mais dicas, tirar alguma dúvida sobre este blogpost, dar uma sugestão ou potencializar o o programa de condicionamento físico dos seus atletas, basta entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Em breve mais conteúdo de atributos físicos, fique ligado! Ricardo Schultz Martins CSEP-CEP, BKih, MSc (c).
PS: O Ricardo Schultz participou de um Webinar sensacional falando sobre preparação física aqui na FA Manager. Caso queira assistir, basta clicar no botão abaixo.
Webinar FA Manager – Preparação Física